31.1 C
João Pessoa
Sábado, Novembro 23, 2024

Golpes na internet: Paraíba é pioneira no Brasil na proteção de usuários de redes sociais

Sancionada pelo governador João Azevedo, em outubro deste ano, a Lei Ordinária 12.862/2023, de autoria dos deputados estaduais Dr. Romualdo (MDB) e Adriano Galdino (Republicanos), é o primeiro dispositivo legal no Brasil que estabelece relação de consumo entre usuários de redes sociais virtuais e as empresas de tecnologia que administram plataformas como o Facebook, Instagram e Tiktok, por exemplo.

Na prática, a lei facilita a responsabilização das empresas em casos de golpes contra usuários, possibilitando a aplicação dos princípios e regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC) nas disputas judiciais, garantindo proteção mais ampla para o cidadão.

No último dia 06 de novembro, a Primeira Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) manteve uma decisão da 9ª Vara Cível de João Pessoa que condenou A META, empresa proprietária do WhatsApp, a indenizar um usuário que teve o aplicativo de mensagens clonado por estelionatários. O valor da indenização, por danos morais, foi de R$ 5 mil. O caso foi julgado na Apelação Cível 0801265-55.2022.815.2001 e teve a relatoria da desembargadora Fátima Maranhão.

Ao entrar em vigor, desde o dia 02, a nova legislação deve facilitar o recebimento de indenizações pelos paraibanos que tiveram suas redes clonadas ou caíram no popular “golpe do pix”. O mecanismo desencadeia a responsabilização das grandes empresas de redes, assim como já acontece com os bancos, em relação aos golpes sofridos pelos usuários.

WSCOM.COM.BR

Ler Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
18,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias