24.1 C
João Pessoa
Sexta-feira, Novembro 1, 2024

PB é o estado do NE com mais casos de assédio eleitoral; MPs fazem plantão

Até esta quarta-feira (26), foram mais de 60 denúncias registradas contra 40 empresas e órgãos públicos; plantão em João Pessoa e Campina Grande será até às 17h

Até essa sexta-feira (28), o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) havia registrado 81 denúncias de assédio eleitoral na Paraíba contra pelo menos 40 empresas e órgãos públicos, sendo o estado do Nordeste com mais casos. Os dados foram divulgados pela instituição em uma coletiva de imprensa.

O MPT-PB expediu aproximadamente 40 recomendações a empresários, comerciantes, donos de lojas e hospitais, dirigentes sindicais, gestores públicos e prefeitos, para que não pratiquem assédio eleitoral e alertou para as penalidades decorrentes dessa prática.

A Paraíba continua sendo o primeiro estado do Nordeste que mais registrou denúncias da prática de assédio eleitoral, conforme dados do MPT.

A procuradora-chefe do MPT-PB, Andressa Ribeiro Coutinho, definiu o que é o assédio eleitoral e reforçou a importância de denúnciar a prática. 

“O assédio eleitoral é qualquer ato que visa constranger e coagir o trabalhador ou servidor público a mudar de opinião em relação ao voto, ou a votar ou não votar em determinado candidato. Esse ato gera um ilícito trabalhista que é investigado e punido pelo MPT e também pode gerar um ilícito criminal investigado pelo Ministério Público Eleitoral. É muito importante que a sociedade denuncie a prática desse ato, não só a vítima do assédio, mas qualquer pessoa que tenha conhecimento do fato para que nós possamos investigar em tempo hábil e adotar as medidas cabíveis para garantir a lisura do pleito eleitoral”, disse a procuradora-chefe.

Segundo Andressa, as denúncias continuarão sendo apuradas mesmo após a realização do pleito.

Plantão para receber denúncias

O MPT fará plantão nestes sábado (29) e domingo (30) para atender a população e receber denúncias de assédio eleitoral na véspera e no dia do pleito. O horário de atendimento em João Pessoa e Campina Grande será das 8h às 17h.

“Se tiver algum tipo de prova durante o momento da denúncia, a gente pede que seja apresentada e anexada, mas que não é condição para denunciar”, explicou o procurador do Trabalho, Eduardo Varandas.

Canais de denúncia

Pelo app:

MPT Pardal

Pelo site, no link:

www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias

Pelos números:

(83) 3612 – 3128 (whatsapp – João Pessoa)

(83)  3612-3100 (telefone – João Pessoa)

(83)  3344 – 4650 (telefone – Campina Grande)

Presencialmente:

João Pessoa (Centro) e Campina Grande (Estação Velha)

8h às 17h

MPPB também faz plantão

Como ocorreu no primeiro turno das Eleições 2022, a Procuradoria-Geral de Justiça estabeleceu plantão presencial, neste fim de semana, na sede do Ministério Público da Paraíba, em João Pessoa, e nas promotorias de Justiça localizadas em municípios-sedes de zonas eleitorais. 

Neste segundo turno do pleito, 79 membros do MPPB atuarão como promotores eleitorais (entre titulares e auxiliares) junto à Procuradoria Regional Eleitoral (MPF), que coordena o processo no Estado. Além disso, 85 servidores do órgão ministerial foram designados para trabalhar exclusivamente na área eleitoral, entre esta sexta-feira (28/10) e o domingo (30/10).

O procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto, determinou o reforço, tanto no número de promotores, quanto no de servidores, para garantir a fiscalização dos locais de votação e o recebimento de denúncias. 

“Estaremos na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, dando o apoio necessário aos promotores eleitorais que estão na linha de frente da fiscalização do pleito. Em caso de denúncia de possíveis irregularidades eleitorais, a população pode se dirigir à Promotoria de Justiça ou acessar os nossos canais eletrônicos, sendo a Ouvidoria o principal deles. Sempre lembramos que essa participação dos cidadãos é fundamental para que as denúncias cheguem ao Ministério Público e sejam apuradas, garantindo a segurança do nosso sistema eleitoral”, afirmou.

Canais

Sessenta e oito membros do MPPB atuam como promotores eleitorais (veja lista AQUI). Nesse fim de semana, haverá o reforço de mais 11 promotores auxiliares. 

Nas promotorias de Justiça e na sede da PGJ (no Centro de João Pessoa), o plantão presencial acontecerá nesta sexta-feira e no sábado (das 13h às 16h) e no domingo (das 8h às 17h). 

No MPPB, as denúncias dos cidadãos estão sendo recebidas pela Ouvidoria (pelo formulário eletrônico ou pelo WhastApp 83 9181-7355) e pelo Protocolo Eletrônico (clique AQUI). 

O MPF também mantém seu canal de atendimento. Em caso de flagrante, a Polícia Militar (190) deve ser acionada.

MPE

O Ministério Público Eleitoral (MPE) é composto por membros do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público da Paraíba (MPPB). 

Os promotores eleitorais são promotores de Justiça (membros do MPPB) que exercem as funções por delegação do MPF.

Ler Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
18,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias