Estudo divulgado nesta quarta-feira (26) no Congresso Internacional sobre Obesidade, em São Paulo, alerta que, praticamente, metade da população brasileira estará obesa em 20 anos se forem mantidos os padrões atuais de crescimento desse problema de saúde.
De acordo com a projeção, 48% dos adultos brasileiros podem atingir a obesidade e outros 27%, o sobrepeso até 2044. Isso representa 130 milhões de pessoas, sendo 83 milhões com obesidade e 47 milhões com sobrepeso. Mulheres e negros estão entre os grupos mais afetados.
COMO PREVENIR
A obesidade é tema do episódio 33 do Sem Contraindicação, o videocast da Unimed João Pessoa. No programa, o endocrinologista João Modesto Filho e o cirurgião do aparelho digestivo Luis Antônio da Fonseca dão orientações sobre como prevenir este problema de saúde e as formas de tratamento nos casos mais graves.
Os médicos lembram que a mudança de hábitos alimentares pode ter grande impacto na redução da obesidade e do sobrepeso. A orientação é aumentar o consumo de vegetais e proteínas e evitar o excesso de carboidratos. Associado a uma boa alimentação, eles recomendam a prática de exercícios físicos, dormir bem e procurar orientação médica, conforme o quadro de obesidade ou sobrepeso de cada paciente.
EPISÓDIO COMPLETO
O episódio completo do Sem Contraindicação está disponível no canal da Unimed João Pessoa no YouTube (youtu.be/8Wv9WtbS3t4) e no Spotify (spoti.fi/3xvMWfH). Na conversa com a apresentadora Linda Carvalho, os médicos João Modesto e Luis Antônio trazem diversas outras orientações sobre como evitar a obesidade e ter mais qualidade de vida.
Produzido pela equipe de Comunicação da Unimed João Pessoa, novos episódios do Sem Contraindicação são publicados toda quinta-feira. O videocast tem como finalidade divulgar informações sobre saúde, qualidade de vida e bem-estar, com base em entrevistas com alguns dos maiores especialistas da Paraíba. O programa tem uma página no Portal Unimed JP (www.unimedjp.com.br/semcontraindicacao).