O Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba realiza nesta quarta-feira, 8 de março, marcha e ato político-cultural em alusão ao Dia Internacional da Mulher em João Pessoa. Já em Campina Grande acontecerá o Ato pela vida das mulheres e um cortejo em direção à Câmara Municipal onde será realizada uma Sessão Especial do dia das Mulheres.
Em uma carta pública, o movimento listou uma agenda unificada de ações em todo o estado sob o lema “Pela vida das Mulheres: abaixo ao Feminicídio, em defesa da Democracia, por Direitos Sociais e Diversidade”, e as principais pautas e lutas das mulheres paraibanas. Confira aqui: 8M2023_MMFPB.
Na capital, as manifestações iniciam com o lançamento da Marcha das Margaridas, no auditório da FETAG-PB, às 8h30. Na sequência haverá uma concentração do ato no Mercado de Mangabeira, a partir das 14h, com oficinas de cartazes e lambes e intervenções políticas.
O grupo realizará uma caminhada, acompanhada das batucadas do Levante Popular da Juventude e do Baque Mulher, iniciando às 15h30, em direção à Praça da Paz, nos Bancários, onde acontecerá o Festival político-cultural, que conta com várias atrações musicais, contribuição de mulheres artistas que engrossam a luta do movimento.
O Festival terá a participação de: Gláucia Lima, Cida Alves, Cíntia Peromnia, Madu, Casa das Benvenutty, Lua Isa, Gel Ventania, Coral Voz Ativa, Heloise Baylão, Lau Capym e Naomi, Gatunas e Nathália Bellar. O evento também fará arrecadação de donativos da campanha de solidariedade e terá uma Feira de Economia Solidária.
A campanha de solidariedade tem foco nas mulheres periféricas de João Pessoa. Além das doações durante o evento na Praça da Paz, as contribuições podem ser realizadas através do PIX movimentodemulheres.pb@gmail.com. As doações serão destinadas à compra e distribuição de cestas básicas para mulheres em situação de vulnerabilidade alimentar.
Campina Grande
Já em Campina Grande, o Movimento de Mulheres e Feministas da Paraíba realizará o Ato pela vida das mulheres iniciando às 16h, na Praça da Bandeira, e na sequência um cortejo em direção à Câmara Municipal onde acontecerá uma Sessão Especial do dia das Mulheres.