Resultado da disputa saiu neste domingo (20), confirmando indicação de Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central brasileiro, e foi confirmado pela analista de economia da CNN Raquel Landim
O Brasil venceu as eleições para a presidência do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ocupará o cargo pela primeira vez, com Ilan Goldfajn, ex-presidente do Banco Central brasileiro.
O resultado da disputa saiu neste domingo (20) e foi confirmado pela analista de economia da CNN Raquel Landim.
A instituição aceitou a nomeação do governo brasileiro de Goldfajn para ser candidato à presidência, apesar de pedido de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, para que o nome não fosse acatado.
Na sexta-feira, Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores e integrante da transição, disse à CNN que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva não veta e nem apoia o economista no cargo.
“Lula não veta e nem apoia nenhum nome. Não é papel dele neste momento tomar uma posição, porque ainda não assumiu”, disse Amorim. Ele ressaltou que o desejo é vença o candidato ou candidata que melhor atenda os interesses latino-americanos.
cnnbrasil.com.br