Tucano, que também era cotado para o pleito, abriu mão da briga pelo cargo, mas deve atuar na coordenação da campanha de Ruy
O presidente do PSDB estadual, Pedro Cunha Lima, e o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), anunciaram, nesta sexta-feira (1º), aliança nas Eleições Municipais de 2024. Ruy Carneiro encabeçará chapa na disputa para prefeito de João Pessoa. Pedro, que também era cotado para o pleito, abriu mão da briga pelo cargo, mas deve atuar na coordenação da campanha.
A parceria foi anunciada sob o lema ‘O cara da saúde e o cara da Educação juntos por João Pessoa’.
“Mais importante que apresentar nomes, neste momento queremos discutir a cidade, fortalecer ideias. Para estar na política, eu não preciso ter um mandato. Eu preciso acreditar em algo. Eu acredito em Ruy”, disse Pedro Cunha Lima.
“Ruy sempre teve o sonho de ser prefeito de João Pessoa. Quer ter uma chance. Vai ter. Conte comigo”, completou o tucano.
“Nós somos a soma de quem sempre lutou pela saúde e de quem sempre defendeu a educação. Nós somos, Pedro, a soma da esperança com a fé no futuro. Agradeço a sua parceria e a do PSDB nessa luta”, respondeu Ruy Carneiro.
Pedro e Ruy criticaram pontos da gestão de Cícero Lucena, como o sistema de transporte público; a infraestrutura do Centro; a presença de familiares do prefeito em secretarias; e o plano de concessões públicas e parcerias público-privada anunciado recentemente pela prefeitura.
“João Pessoa vive um apagão administrativo e moral. A cidade merece muito mais que esse quase nada que tem sido feito”, pontuou Ruy Carneiro.
O deputado federal disse que conta com o apoio de Pedro Cunha Lima na construção do plano de governo.
“Precisamos oferecer a João Pessoa uma gestão que se importe em oferecer saúde a quem mais precisa, creches e escolas com novo padrão. Uma gestão que acabe com ‘esquemão dos ônibus’, combata a miséria e a fome e rode o Brasil para promover o desenvolvimento econômico da nossa cidade”.
O deputado estadual Fabio Ramalho (PSDB); o ex-deputado Leo Gadelha (Podemos); o deputado estadual Tovar Correia Lima; e a prefeita de Alagoinha e presidente do PSDB Mulher, Maria de Zé Roberto, também participaram do anúncio.
Rompimento com Cícero
Ruy Carneiro justificou o rompimento político com Cícero Lucena, a quem ele apoiou nas Eleições 2020.
“A vida é feita de pessoas e de caminhos. Cícero tomou um caminho errado. O Cícero que eu conheci não entupia a prefeitura de parentes. O Cícero que eu conheci, sendo um prefeito rico e com a família rica, não pediria pensão vitalícia por ser ex-governador. É por isso que eu não apoio mais Cícero”, declarou.
E o vice?
Pedro Cunha Lima evitou dizer se pretende compor chapa com Ruy, no posto de candidato a vice-prefeito da Capital.
“O que eu preciso é me sentir representado por um projeto. Estamos empenhados em firmar compromissos. Os próximos passos acontecerão, mas estamos focados no caminho que a gente deve propor à cidade. Eu me coloco em favor do debate”, disse.
Eleições Municipais de 2024
Além de Ruy Carneiro, também já manifestaram intenção de disputar a Prefeitura de João Pessoa o atual gestor, Cícero Lucena; o deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL); o comunicador Nilvan Ferreira (PL); e Marcelo Queiroga (PL). O ex-ministro da Saúde é o preferido do Partido Liberal para a disputa, tendo recebido apoio explícito do presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, e do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.
portalcorreio.com.br