O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve se reunir com ao menos seis chefes de governo e de Estado até o fim do primeiro semestre: Emmanuel Macron (França); Joe Biden (Estados Unidos); Marcelo Rebelo de Sousa (Portugal); Olaf Scholz (Alemanha); Pedro Sánchez (Espanha); e Xi Jinping (China), informa o Metrópoles.
A expectativa é que ao menos três dos seis chefes de governo com os quais Lula vai se reunir venham ao Brasil a partir desta semana. Já nesta segunda-feira (30), o presidente receberá, no Palácio do Planalto, o primeiro-ministro alemão, Olaf Scholz.
Os presidentes da França, Emmanuel Macron, e da Espanha, Pedro Sánchez, também são esperados para vir ao Brasil a convite de Lula.
Na primeira quinzena de fevereiro, Lula voltará a sair do Brasil e embarcará para os Estados Unidos, onde se reunirá com o presidente norte-americano, Joe Biden.
Será o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde que Lula tomou posse, em janeiro.
O Ministério das Relações Exteriores ainda busca uma data para que Lula visite a China, em março. Em abril, o presidente deve se reunir com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo.
No segundo semestre, Lula é esperado na cúpula do G-20, que será realizada na Índia.