A cientista política e professora da Universidade de Brasília Marcela Machado avalia que o eleitorado espera “pautas propositivas” do último debate entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).
O encontro dos presidenciáveis acontece na sexta-feira (28) – antevéspera do segundo turno das eleições, marcado para domingo (30) – na TV Globo.
“A gente viu a tentativa dos candidatos de tocar nas pautas sociais e econômicas, que são o que importa para a população”, disse, em entrevista à CNN Rádio.
A especialista destaca, no entanto, que a campanha se transformou em “disputa de legado.”
Ou seja, no que cada candidato fez nos respectivos mandatos, ao invés de mostrarem o que é possível de ser feito.
“As pessoas estão muito mais esclarecidas do que no passado, cabo de guerra vazio não vai fazer com que elas mudem ou decidam seus votos”, defendeu.
A cientista política acredita que o momento é de muita indefinição e que tanto Lula, quanto Bolsonaro devem apostar em “coisas factíveis para a nossa realidade” para atingir os indecisos.
Essa parte de indecisos, segundo Marcela, é dividida entre aqueles que votaram nulo, optaram por candidatos de 3ª via ou se abstiveram no primeiro turno.
*Com produção de Isabel Campos