28.1 C
João Pessoa
segunda-feira, 7 abril, 2025

PAPO DE TERÇA ÀS 19h30

- Anúncio -

spot_img
InícioIngá e RegiãoEmpresário Retorna a Ingá e Investe no Município, Mas Enfrenta Obstáculos: "Parece...

Empresário Retorna a Ingá e Investe no Município, Mas Enfrenta Obstáculos: “Parece que Não Querem o Desenvolvimento da Cidade”

O empresário Jarbas, natural de Ingá, deixou sua cidade natal em 1998 com uma mochila nas costas e o sonho de construir um futuro melhor. Depois de anos de trabalho e conquistas fora do município, decidiu retornar em 2020 para investir na cidade e contribuir para seu crescimento. Hoje, ele é dono de uma padaria, uma pastelaria, uma pizzaria e um quiosque em Ingá, gerando empregos e movimentando a economia local. No entanto, apesar de seu esforço e vontade de expandir ainda mais seus negócios, ele enfrenta inúmeros desafios para levar seus projetos adiante.

Em entrevista ao programa Papo de Terça, do Agora Paraíba, Jarbas demonstrou tristeza e indignação com a falta de incentivo. Segundo ele, além das dificuldades para manter seus empreendimentos funcionando, seus novos projetos encontram barreiras que dificultam sua concretização, o que tem levado a pensar em investir em cidades vizinhas.

“Nosso projeto prevê a geração de 40 empregos diretos. Se multiplicarmos por três, que é a média de impacto nas famílias, seriam 120 pessoas beneficiadas. E ainda priorizamos a compra de matéria-prima dentro da cidade, o que faria o dinheiro circular. Mas, infelizmente, não há incentivo para que isso aconteça”, lamenta o empresário.

Dificuldades e risco de investir fora

O empresário destaca a importância de iniciativas que estimulem o comércio e o lazer para o desenvolvimento da cidade. Para ele, locais que incentivam esses setores acabam criando novas oportunidades e gerando movimentação econômica. “Tenho um projeto audacioso que poderia gerar 35 empregos diretos, mas, do jeito que está, terei que investir fora, porque aqui não tem condições”, afirma.

Jarbas também compara a situação de Ingá com outras cidades da região, como Campina Grande, onde vê incentivos ao comércio e ao lazer. “Você vai para Campina Grande e vê os trailers na rua, a Praça da Bandeira cheia de cadeiras para a população usufruir. Lá, houve investimentos que geraram emprego e movimentação. Aqui, parece que querem retroceder”, comentou.

Falta de incentivo e resistência ao progresso

Além das dificuldades enfrentadas, Jarbas sente que há resistência ao crescimento econômico da cidade. “Parece que tem gente que não quer o desenvolvimento da cidade. Em vez de apoiar quem quer investir e trazer melhorias, enxergam a gente como um problema”, desabafa.

Mesmo diante desses desafios, o empresário ainda deseja continuar investindo em Ingá, mas já considera levar seus projetos para cidades vizinhas, onde há mais abertura para o empreendedorismo. Seu desabafo no Papo de Terça reflete a realidade de muitos empresários que querem investir no município, mas encontram obstáculos que impedem o crescimento da economia local.

Se a situação não mudar, Ingá pode perder investimentos e oportunidades de emprego para cidades vizinhas, enquanto empreendedores como Jarbas buscam alternativas para expandir seus negócios.

Assista à abaixo: Entrevista completa:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui