A Secretaria de Meio Ambiente do Estado deu início aos estudos para coibir poluição em rios da Grande João Pessoa, a exemplo do Rio Jaguaribe, na Capital. Em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais Rádios, a secretária Rafaela Camaraense disse que a medida pretende identificar quais serão as intervenções necessárias em cada um desses pontos.
“A gente tem uma situação que é ainda mais delicada. A gente percebe que há várias ligações irregulares de esgotamento para o rio e a gente tem ciência dessa demanda. Inclusive, nós estamos iniciando um estudo específico para os rios da região de João Pessoa, região metropolitana, porque as intervenções que serão feitas e que necessariamente precisarão ser feitas aqui na região metropolitana demandam mais estudos para que a gente consiga ter um diagnóstico”, disse Rafaela.
De acordo com a secretária, também existem ações para evitar poluição nas demais regiões do estado, como outros projetos do Governo
“O que temos feito é buscar privilegiar os 223 municípios paraibanos. Também precisamos reduzir a quantidade de resíduos no estado. Sabemos que os resíduos sólidos ainda são um problema urgente para os municípios, e, por meio desses projetos, conseguiremos auxiliar as prefeituras a alcançar um meio ambiente mais sustentável”, afirmou.
Paraíba Mais Verde
O governador João Azevêdo discutiu, na manhã desta quarta-feira (12), em reunião com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), a implantação do programa Paraíba mais Verde, que prevê a execução de diversos projetos, dentre eles o Corredor das Águas, que visa restaurar áreas protegidas das bacias hidrográficas da Paraíba, restaurar calhas regulares dos rios de maior estabilidade ambiental e disponibilidade hídrica e formar corredores ecológicos funcionais para a biodiversidade e sustentabilidade econômica da população paraibana. As ações voltadas para o meio ambiente estão inseridas no programa “Paraíba 2025-2026” e já devem ser iniciadas neste primeiro semestre.
“O Paraíba mais Verde prevê uma série de ações para recuperar aéreas degradadas, arborizar áreas urbanas e promover o desenvolvimento sustentável a partir de uma integração entre os poderes públicos, universidades, entidades e sociedade civil com o objetivo de proteger o meio ambiente”, frisou o chefe do Executivo estadual.
MaisPB