Governo lança pacote nesta segunda-feira para reduzir o preço do gás natural

Date:

As medidas visam reduzir os custos do combustível e melhorar as condições de acesso a infraestruturas essenciais


25/08/2024

Nesta segunda-feira (26), o governo vai anunciar um pacote de medidas que visa atualizar o funcionamento do mercado de gás natural. Entre as medidas, antecipadas pelo jornal Valor, destaca-se a autorização para a PPSA — estatal que gerencia os contratos de partilha de produção do pré-sal — acessar os sistemas de escoamento e processamento, ampliando a venda direta de gás da União.

O pacote inclui também a redefinição de regras para assegurar a remuneração “justa e adequada” para os proprietários das infraestruturas de escoamento, processamento e transporte de gás, conhecidos como gasodutos. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) considerará custos operacionais, investimentos e taxas de retorno para negociar melhores condições de acesso aos gasodutos. Está prevista uma consulta pública para alinhar a legislação federal com as regras estaduais na atividade de distribuição de gás natural, responsabilidade dos governadores.

Além disso, será oficializada a criação do Comitê de Monitoramento do Setor de Gás Natural (CMSGN), que operará de maneira similar ao Conselho de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Este comitê se reunirá na segunda-feira para discutir as novas regras do gás na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

As medidas visam reduzir os custos do combustível e melhorar as condições de acesso a infraestruturas essenciais. As indústrias de diversos setores, como petroquímico, energia, vidros e fertilizantes, têm demandado essas melhorias. Atualmente, a PPSA não tem autorização para vender gás natural após as unidades de processamento, sendo obrigada a comercializar na plataforma. Após a autorização, a PPSA deverá praticar o custo operacional, o que se espera que reduza significativamente os preços do gás.

Um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) sugere que a atualização dos contratos pode reduzir pela metade a remuneração das empresas de transporte e até US$ 7 por milhão de BTU nos sistemas de escoamento e processamento. A efetivação dessas mudanças dependerá de negociações com os transportadores e de uma regulação econômica robusta.

WSCOM.COM.BR

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]

ARTIGOS RELACIONADOS

Ministro garante que não faltarão recursos contra seca e queimadas

O governo federal vai garantir todos os recursos financeiros...

Eleitores sem cadastro biométrico podem votar normalmente nas Eleições 2024

Nas eleições municipais deste ano, eleitoras e eleitores que...

DESTAQUES

Jan Lenha rompe com Prefeito de Ingá Roberio Burity e será candidato a prefeito em 2024?

Informações nos chegam que Jan Lenha, filho do ex-prefeito...

Pablo Marçal deve assumir vaga na Câmara após TRE-SP retotalizar votos.

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) retotalizou...

Walber revela esforços para ter Bolsonaro na PB: “Vai tocar fogo na sua militância”

O deputado estadual eleito nessas últimas Eleições 2022, Walber...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhar post:

Inscreva-se

spot_imgspot_imgspot_img

+ Notícias

+ LIDAS

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com