26.1 C
João Pessoa
Sábado, Novembro 23, 2024

Governador sanciona LOA 2023 com vetos a emendas parlamentares; veja quais

A peça orçamentária foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), desta quinta-feira (9), com vetos a algumas emendas parlamentares.

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2023. A peça orçamentária foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (9), com vetos a algumas emendas parlamentares. (confira abaixo a lista)

A LOA deste ano estima a receita e fixa a despesa para o exercício financeiro de 2023 em R$ 17.635.592.015,00. A Reserva para Cobertura de Emendas Parlamentares, as chamadas emendas impositivas, saltou de 0,4% (2022) para 0,7%, cujo valor total será de R$ 106.390.228,00.

Os vetos foram aplicados, sobretudo, por erros técnicos constatados na elaboração das emendas.

Confira as emendas vetadas:

  • Realização de Mutirões de Consultas e Exames para a terceira idade, através da Associação de Assistência ao Idoso de Cuité Vó Filomena
  • Aquisição de Veículo para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cacimba de Dentro

O veto se impõe por erro técnico na definição do órgão destinatário do recurso, pois há incompatibilidade da Meta Específica das emendas e os objetivos do Fundo de Desenvolvimento do Estado.

  • Aquisição de equipamentos para atendimento aos docentes e discentes da rede de ensino fundamental da Secretaria de Educação, no município de Joca Claudino;
  • Aquisição de veículos para a Secretaria de Educação, no município de Uiraúna.

A justificativa é que houve erro técnico na definição da fonte/destinação de recurso para a emenda, pois a reserva para cobertura de emendas parlamentares não pode ser modificada para Transferências do FUNDEB.

  • Custeio das atividades da Associação Beneficente de Cajazeiras – vetada por erro técnico ao indicar Economia Sustentável e Competitiva ao invés de Assistência Social, Direitos Humanos e Proteção Social.
  • Implementação do projeto de atualização de equipamentos de tecnologia da informação da Defensoria Pública do Estado da Paraíba – por indicar função orçamentária Saúde e não ‘essencial à Justiça
  • Construção do espaço da pessoa com Autismo no Estádio José Américo de Almeida Filho – Almeidão, por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa – vetada por destinar recursos a prefeitura  para efetuar construção em área de propriedade do Estado.
  • Emenda de Apropriação para perfuração e instalação de poços artesianos no Município de Bananeiras, Pedro Régis e Princesa Isabel – vetada por erro técnico ao indicar a função orçamentária como Saneamento e não a Gestão Ambiental.

As emendas de Meta de n.ºs 132, 133, 134, 135 e 154 devem ser vetadas por Ausência de Indicação de Meta Quantitativa.

Ler Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
18,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias