28.1 C
João Pessoa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Missão do Banco Mundial visitará Ingá para conhecer a cadeia produtiva do algodão agroecológico

Missão do Banco Mundial visitará Ingá para conhecer a cadeia produtiva do algodão agroecológico conhecer na qual a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Ingá e Região esta com um projeto no Cooperar sendo analisado.Na próxima sexta-feira, dia 02 de dezembro, os Diretores do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), do grupo Banco Mundial, irão conhecer o projeto Algodão Paraíba, em Ingá. A missão é integrada por Anna Wellenstein, diretora regional para a América Latina e Caribe, e Johannes Zutt, diretor para o Brasil, além de oito especialistas sêniores do Bird.Gerentes e técnicos do Cooperar acompanharão a Missão nas visitas de campo. A visita em Ingá será feita com o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama e pelo gerente do Projeto PB Rural Sustentável, Leonardo Bichara.

A missão atende a demanda dos agricultores que anseiam por financiamento para expandir o projeto que colocou Ingá no mapa da produção de algodão orgânico no país. As colheitas já atingem escala industrial tornando o algodão um produto de extrema importância socioeconômica para a região. A cultura do algodão é feita com contrato de compra garantida por indústrias têxteis e de confecção locais e de outros estados brasileiros.O primeiro passo para solicitar apoio é o diagnóstico da atividade agrícola. A partir disso, um plano de negócio deve ser elaborado para avaliar a necessidade do financiamento e estabelecer o valor do crédito destinada à Cooperativa dos Agricultores Familiares do Município de Ingá e Região.

O objetivo dos agricultores é a instalação de uma indústria local para a produção de óleo de algodão e torta para o gado. O financiamento deve viabilizar a recuperaçãodo galpão industrial de 667,23 m2 e a instalação de maquinários.

Com a nova indústria, os agricultores pretendem expandir mercado e aumentar os ganhos e os lucros. Por isso, a ideia da fábrica foi enviada para apreciação do projeto Cooperar, que gerencia os recursos para estabelecer um contrato de empréstimo que é feito entre o BIRD e o Governo Estadual.

A prefeitura de Ingá é a principal incentivadora do projeto Algodão Paraíba que está sendo realizado através das cooperativas e associação de agricultores e da COVEST (explicar o que é esta Coperativa de trabalho de confecção e atividades afins de ingá.Na ocasião, o prefeito Robério Burity vai receber os diretores do Bird e do Cooperar, além de representantes de diversas secretarias e entidades estaduais voltadas ao desenvolvimento rural e cultural que fortalecem a cadeia produtiva do algodão.O prefeito afirma que o governo do Estado já vem dando todo o apoio ao projeto em Ingá. Além disso, o arranjo produtivo já conquistou parcerias com indústrias têxteis como o grupo Cataguazes, Dalila Têxtil e confecções como a paraibana Natural Cotton Color que ajudaram a comprar a descaroçadeira. As empresas também contribuem na capacitação dos agricultores compartilhando a experiência com logística e finanças. “A ideia da industrialização é expandir mercado. Se os insumos do algodão forem melhor aproveitados, como a extração de óleo orgânico a partir do caroço, os agricultores poderão atender a outros setores como, por exemplo, a indústria cosmética, podendo gerar ainda mais lucros”, conclui o prefeito

Sobre o PB Rural Sustentável do projeto CooperarA meta do Governo do Estado com o PB Rural Sustentável é reduzir a vulnerabilidade agroclimática. Busca auxiliar os pequenos agricultores familiares para que mantenham atividade produtiva durante todo o ano, propiciando uma melhor convivência nas estações de escassez de água. Suas linhas de atuação são acesso à água, redução da vulnerabilidade agroclimática e acesso a mercado. A visita ao campo de Ingá é uma das ações do PB Rural Sustentável que são executadas pelo Projeto Cooperar com investimentos do Governo do Estado em parceria com o Banco Mundial.Visita Missão BIRD e Cooperar em IngáMunicípio de Ingá das 10h às 14hBlog do Vavá da Luz

Ler Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Fique conectado

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
18,000InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas notícias