Agora Paraíba – Notícias da Paraíba e Região

Veja programação de abertura do Cineport 2014 em João Pessoa

Veja programação de abertura do Cineport 2014 em João Pessoa

Veja programação de abertura do Cineport 2014 em João Pessoa
março 24
15:55 2014

1A programação de abertura da sexta edição do Festival de Cinema dos Países de Língua Portuguesa (Cineport), que acontece em João Pessoa entre 4 e 13 de abril foi divulgada nesta segunda-feira (24). Na sua sexta edição, o evento audiovisual lusófono será dividido entre os filmes vencedores do Troféu Andorinha longa-metragem, filmes da seleção de curtas e médias metragens e produções paraibanas.

Dentro da programação, curtas paraibanos concorrem ao Prêmio Energisa Estímulo ao Audiovisual Paraibano. Os filmes especiais, como os da Mostra do Cinema Contemporâneo Brasil-Portugal-África e da Mostra Guimarães Capital da Cultura Europeia, também estão na programação.

Entre os filmes vencedores do Troféu Andorinha, o de maior destaque é  ‘O que se Move’ de Caetano Gotardo, eleito pelo júri Cineport como melhor filme lançado comercialmente em 2013 no âmbito dos países de língua portuguesa.

Nas mostras competitivas, 39 filmes do Brasil e Portugal concorrem ao Troféu Andorinha Curtas e Médias e 27 produções foram selecionadas para o Prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano. Os filmes da África Lusófona terão lugar na Mostra Cinema Contemporâneo Africano onde raridades como os filmes dos diretores guineenses Sana Na Hada e Flora Gomes serão exibidos.

As cantoras portuguesas Carminho e Lula Pena, a banda Osso Vaidoso, além dos DJ  Mike Stellar e White Haus se apresentarão na Usina Cultural Energisa. O público ainda poderá assistir às bandas Troça Harmônica, Cabruêra, Os Gonzagas e Star 61, entre outros, além de exposições e instalações artísticas dos portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos, do fotógrafo paraibano Augusto Pessoa, peça de teatro e lançamento de livros.

O festival promove ainda uma agenda específica voltada para a classe cinematográfica com o 1°  Encontro Nacional de Polos e Arranjos Produtivos de Audiovisual, que buscará fomentar a regionalização da produção audiovisual. O evento é promovido pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e patrocinado pela Energisa por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além disso, também serão apresentados shows durante toda a programação do festival.

Programação de Abertura

Dia 4 de abril
Local: Usina Cultural Energisa – Rua Juarez Távora , 243 – João Pessoa – Paraíba
18h – Abertura das exposições dos artistas portugueses Daniel Blaufuks e Pedro Bastos.
18h30 – Sessão de Abertura na Tenda Andorinha com convidados, autoridades  e cineastas dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
19h – Exibição dos curtas da Mostra Guimarães Capital da Cultura Europeia:  ‘O bravo som dos tambores’ de João Botelho, ‘A Palestra’ de Bruno de Almeida  e ‘Em honra de São Gualter’ de Rui Simões.

Fonte:G1PB

Comentários

Comentários

Share
FESTA NO INGÁ
Anuncie aqui

Facebook

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com